Páginas

"Não nos tornamos iluminados por imaginarmos figuras de luz, mas por nos tornarmos conscientes da escuridão. O segundo procedimento, no entanto, é desagradável e, portanto, impopular." Carl Jung


Aulas Particulares Iniciante/ Intermediário/ Avançado/ Lua Negra/ Interpretação


segunda-feira, 25 de março de 2013

Chocolate- Benefícios



O chocolate é um alimento de alto valor energético e pode sim levar ao aumento de peso quando o consumo é exagerado - orienta Kátia Terumi Martinez Rodrigues Ushiama, nutricionista do hospital.
A boa notícia é que, se consumido moderadamente, o chocolate auxilia no combate aos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento, graças ao cacau presente em sua composição. O cacau também tem sido relacionado como benéfico para a saúde cardiovascular.

Comer 30 a 40 gramas por dia basta.
Saiba mais sobre o chocolate e os benefícios que ele pode trazer para a sua saúde.
- O cacau contido no chocolate é uma fonte de flavonoides - substâncias antioxidantes, que auxiliam na eliminação de radicais livres e conseguem inibir o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos, colaborando para a proteção cardiovascular;
- Alguns estudos demonstram que os polifenóis contidos no cacau são capazes de promover vasodilatação, diminuindo a pressão sanguínea e colaborando na prevenção de problemas como o acidente vascular cerebral (AVC), induzido por hipertensão arterial;
- O chocolate mais benéfico para a saúde é o amargo, pois contém mais cacau e muito menos açúcar;
- Os chocolates ao leite e branco contêm mais açúcar e gordura, e podem elevar os níveis de glicemia e de colesterol do organismo. Portanto, deixam de ter atividade cardio-protetora ou qualquer propriedade nutricional benéfica.

- O chocolate possui cafeína, que pertence a uma classe de compostos chamada xantinas, consideradas potentes estimulantes.
- Os alimentos com elevado teor de açúcar podem causar sensação de prazer, uma vez que induzem a produção de uma substância no cérebro chamada serotonina, que promove sensação de bem estar.
- Não existe recomendação diária para ingestão de chocolate, uma vez que mesmo nos estudos que comprovam seus benefícios, ainda não foi possível determinar os efeitos das substâncias presentes a longo prazo.

Além de tudo isso, ao comer um chocolate nós ativamos a serotonina, um hormônio que traz sensação de prazer. Porém, Barros faz um alerta a quem exagera e enfia o pé na jaca na hora de comer chocolate: em excesso, engorda. “Vira uma bola de neve porque o ganho de peso aumenta a pressão, eleva o açúcar no sangue e esses são fatores de risco para o coração, podendo causar até mesmo um infarto”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário