Páginas

"Não nos tornamos iluminados por imaginarmos figuras de luz, mas por nos tornarmos conscientes da escuridão. O segundo procedimento, no entanto, é desagradável e, portanto, impopular." Carl Jung


Aulas Particulares Iniciante/ Intermediário/ Avançado/ Lua Negra/ Interpretação


quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Tipos de Amor



Relações amorosas: uma questão de estilo.

Em 1973, o Psicólogo John Alan Lee distinguiu seis "arquétipos" de amor. Alguns questionários avaliam o perfil amoroso, ou seja, as proporções desses arquétipos nas pessoas. Os tipos mais característicos de amor foram agrupados, assim como algumas falas típicas dos participantes.

Essas categorias representam apenas tendências. Em geral, uma única pessoa costuma reunir vários estilos de amar, por exemplo, alguém que ama de modo altruísta tende ser infiel. O amor romântico, o possessivo e o altruísta têm um elo positivo: quem considera o romantismo importante será mais facilmente ciumento ou disposto a sacrifícios. Diametralmente opostos são o amor romântico e o lúdico: os amantes românticos raramente procuram aventuras sexuais. É bem verdade que os elos estatísticos não são tão fortes para que se possa confiar neles sempre, mas funcionam como uma linha básica.

Amor Ludus - Baseado nas festividades da Antiguidade.
No amor lúdico, estrava-se a liberdade sexual.
O amante desse tipo vê sua atratividade confirmada a cada "conquista". Por isso, procura aventuras e não uma relação duradoura. Muitas vezes, sustenta vários relacionamentos ao mesmo tempo
Já tive de impedir que dois de meus parceiros descobrissem a existência de um do outro.
Divirto-me jogando o "jogo do amor" com várias pessoas simultaneamente.


Pragma - A utilidade
O amor pragmático escolhe o parceiro a partir da razão e com o objetivo de um relacionamento vantajoso. Os sentimento tendem a ser reprimidos ou minimizados.
Os amante pragmáticos têm uma idéia exata de seu futuro, com o qual o relacionamento deve combinar.
É preciso planejar minha vida com cuidado antes de escolher um parceiro
Só entro num relacionamento amoroso se nossos objetivos combinarem.


Storge - Amor cooperativo
O amor amigável é o resultado de interesses e hábitos em comum; muitas vezes borda de uma amizade já existente. Os parceiro cooperam bem e raramente brigam; confiança e segurança estão no centro da relação.
A melhor forma de amor surge de uma grande amizade.
Meus melhores relacionamentos nasceram de grandes amizades


Ágape - do grego "amor ao próximo"
Se um relacionamento se baseia essencialmente na disposição ao sacrifício e no altruísmo, Lee fala de amor altruísta: aqui, o bem-estar do parceiro esta acima do bem-estar próprio.
É melhor que eu sofra, em vez do meu parceiro.
Geralmente estou disposto a subjugar meus desejos aos do outro.


Eros - baseado no deus grego do amor
O amor romântico é tema de inúmeros filmes e romances. Caracteriza-se por paixão e atração sexual. Os amantes românticos consideram o parceiro fisicamente atraente e sua vida sexual intensa e satisfatória.
Meu parceiro e eu estamos na mesma sintonia sexual.
Nossa vida sexual é muito intensa e satisfatória.


Mania - do grego "destemperamento e loucura"
O amor possessivo é determinado pelo ciúme. Altos e baixos emocionais se alternam, dependendo ou não do fato de o ciumento estar seguro em relação ao parceiro. Idéias de uma eventual infidelidade do parceiro são vividas pelo ciumento com sofrimento e determinam tudo.
Se meu parceiro não me dá atenção eu me sinto doente.
Quando estou apaixonado tenho dificuldade em me concentrar em alguma coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário